Carlos Torres Formoso

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1980), mestrado em Engenharia Civil pela UFRGS (1986) e doutorado em Engenharia Civil – University of Salford (1991). Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA (1999-2000). Atualmente é Professor Associado IV da UFRGS e coordenador do Grupo de Gestão e Economia da Construção do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE). É docente permanente do Programa de Pos-graduacao em Engenharia Civil da UFRGS (nota 7 na CAPES). Faz parte do Conselho Editorial de seis revistas científicas internacionais e atualmente é um dos editores-chefe da Revista Ambiente Construído, publicada pela ANTAC. Tem atuado como consultor ad hoc da FINEP, FAPESP, CAPES, CNPq, CYTED, entre outras agências de fomento. Atua na área de gerenciamento na construção civil, principalmente nos seguintes temas: projeto e gestão de sistemas de produção, produção enxuta (lean production), gestão da segurança do trabalho, aprendizagem organizacional, medição de desempenho de empresas e empreendimentos de construção, habitação de interesse social e gestão do processo de desenvolvimento do produto.