Histórico - SIBRAGEC

O Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (SIBRAGEC) é o principal evento acadêmico nacional nessa área de conhecimento e tem se caracterizado como um dos principais fóruns de discussões pertinentes à Gestão e Economia da Construção e de integração e intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo.

O evento é dirigido tanto a professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, como também construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes na construção civil. Nesse sentido, o SIBRAGEC constitui-se em uma oportunidade ímpar para a aglutinação dos esforços de todos que atuam nesta área do conhecimento, tão vital para o desenvolvimento do país.

O SIBRAGEC é um evento bienal promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Gestão e Economia da Construção da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), que tem como objetivos promover a cooperação entre pesquisadores e disseminar os avanços técnico-científicos nessa temática.

A primeira reunião do grupo aconteceu em São Paulo em 1994, junto ao Seminário Estratégias para Modernização na Construção Civil: Qualidade na Cadeia Produtiva, organizado pela USP e apoiado conjuntamente pela FINEP e ANTAC. O grupo foi criado neste ano, sendo o primeiro coordenador o prof. Luiz Heineck.

O primeiro workshop do grupo de Gestão e Economia da Construção ocorreu em 1999 em Recife e o evento era denominado Simpósio Brasileiro de Gestão da Qualidade e Organização do Trabalho no Ambiente Construído (SIBRAGEQ).

A partir de 2001, mudou-se o nome do evento para Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (SIBRAGEC), e o mesmo passou a ser bianual.

Nos últimos 14 anos foram discutidos temas relevantes dentro do grupo de trabalho, tais como:

- Competitividade das Empresas de Construção (II SIBRAGEC) – Fortaleza (2001),

- Modernização da Construção: Gestão e Integração de Micros e pequenas Empresas (III SIBRAGEC) – São Carlos (2003),

- Construção na América Latina: inclusão e Modernização (IV SIBRAGEC) – Porto Alegre (2005),

- Criação de Valor na Construção Civil: Teoria e Prática (V SIBRAGEC) – Campinas (2007);

- Desafio das Novas Competências Organizacionais e Profissionais na Construção Civil (VI SIBRAGEC) – João Pessoa (2009);

- Desafios da Gestão de Grandes Projetos na Construção Civil (VII SIBRAGEC) – Belém (2011)

- Inovação e Sustentabilidade na Gestão da Construção (VII SIBRAGEC) – Salvador (2013).

Em 2015 o tema será “Novos  modelos  e  abordagens para  gestão  das construções em  países  Ibero-americanos”.