Miriam Haag

 

Nascida no Brasil, de descendência alemã, Miriam possui longa experiência em gerenciamento de projetos, otimização de design e planejamento, como também em coordenação de obras para empreendimentos internacionais de grande porte. Formou-se em arquitetura pela University of Manchester, Inglaterra, e pelo Swiss Federal Institute of Technology de Zurique (ETHZ) e Lausanne (EPFL), Suíça. Em 2010 completou a sua formação com um MBA do Instituto de Empresa (IE) de Madrid, Espanha.

Atualmente, Miriam é diretora da Drees & Sommer do Brasil Ltda. (http://www.dreso.com/en/)  que é uma empresa global de origem alemã que atua nas áreas de consultoria, planejamento, construção e operação oferecendo assessoria a clientes privados ou públicos bem como investidores há mais de 45 anos em todas as questões que envolvem imóveis. Antes ela trabalhava na Drees & Sommer Espanha, mas também em prestigiosos escritórios de arquitetura e engenharia como construtoras multinacionais em países como Alemanha, França, Taiwan, Emirados Árabes e Estados Unidos.

O tema da sua palestra será “A aplicação sistemática de gestão visual (Visual Management – VM) na construção de usinas hidrelétricas no Brasil”. Seu conteúdo abrangerá o desenvolvimento e a adaptação das ferramentas às necessidades internas e externas da empresa, a apresentação dessas ferramentas, a implantação nas obras e os desafios correspondentes. Os resultados demostram a força da obra para “puxar” os processos “upstream” com o objetivo de estabilizar estes processos e aumentar a coordenação entre as diferentes disciplinas na obra.