Mike Kagioglou

Engenheiro de Sistemas Integrados pela Manchester Metropolitan University (Inglaterra), atualmente é professor na University of Huddersfield, Inglaterra. Atua como diretor da School of Art, Design and Architecture (https://www.hud.ac.uk/schools/artdesignandarchitecture/departments/), que corresponde a três departamentos com características inovadoras, como Artes e Comunicação, Moda e Têxtil, e Arquitetura e Projeto 3D. Foi coordenador de renomados centros de pesquisa com foco na inovação e melhoria da gestão da construção civil.

O referido professor atua nas seguintes áreas: Gestão de Processos em Infraestruturas de Hospitais; Projeto de Gestão de Alto Desempenho; Gestão de Operações na Construção Civil; e Gestão do Conhecimento focada em benefícios (Benefits Realisation).

Sua palestra abordará as estratégias de ensino adotadas em cursos de engenharia civil e de arquitetura do Reino Unido voltadas à inovação em desenvolvimento de produtos considerando requisitos de sustentabilidade e buscará responder as seguintes indagações:

• O que deve ser ensinado para as futuras gerações de estudantes?

• Quais são os desafios e inovações pedagógicas necessárias?

• Como devem ser incorporadas as novas práticas pedagógicas?

• Como os modelos colaborativos podem ser empregados em benefício da inovação da educação no Ensino Superior?

• Como os cursos de ensino superior estão considerando a mobilidade da força de trabalho (oriunda de vários continentes), diversas equipes de profissionais e origens culturais?

A apresentação irá apresentar uma variedade de diferentes modelos pedagógicos para o ensino, identificando as principais vantagens e desvantagens em relação às estratégias inovadoras. A apresentação também vai desafiar o paradigma que existe atualmente que, de alguma forma, há uma barreira artificial entre ensino e pesquisa. Ao fazê-lo irá apontar para as necessidades de estratégias globais e abertas de inovação na concepção de currículo educacional, a incorporação de resultados de pesquisas e estratégias metodológicas.